A avaliação da qualidade do diesel vendido no Estado de São Paulo é feita rigorosamente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com apoio de órgãos estaduais como o IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo).
A ANP é o órgão federal responsável por estabelecer as regras (Resoluções) e fiscalizar todo o mercado de combustíveis, desde as refinarias até os postos de revenda.
1. Como a Qualidade do Diesel é Avaliada
A qualidade do diesel (atualmente, principalmente o Diesel S10) é avaliada através de análises de diversas características físico-químicas e pela verificação do teor de biodiesel:
A. Especificações Técnicas (ANP)
Os principais parâmetros monitorados e seus limites são definidos em Resoluções da ANP e incluem:
- Teor de Enxofre: O principal indicador. O Diesel S10 (o mais comum e exigido para veículos modernos) deve ter, no máximo, 10 mg/kg (miligramas por quilograma) de enxofre.
- Número de Cetano: Indica a qualidade de ignição do diesel. Um número de cetano mais alto (o S10 tem limite mínimo de 48) significa melhor combustão, menos ruído e menor emissão de poluentes.
- Aspecto (Aparência): O diesel deve ser límpido e isento de impurezas ou materiais em suspensão.
- Viscosidade: A viscosidade correta garante a lubrificação ideal dos componentes do motor (especialmente em sistemas de injeção).
- Ponto de Entupimento por Filtro Frio (PEFF): Essencial para regiões de clima frio (embora menos crítica em SP), indica a temperatura mínima em que o diesel flui sem entupir os filtros.
B. Teor de Biodiesel (Mistura Obrigatória)
A ANP fiscaliza se o diesel vendido no país, incluindo São Paulo, está com o teor de biodiesel (B) obrigatório por lei, que é misturado ao diesel mineral.
- A não conformidade mais comum detectada em fiscalizações é o teor de biodiesel abaixo ou acima do limite estabelecido.
C. Fiscalização em Campo
A fiscalização é feita rotineiramente pela ANP, muitas vezes em parceria com o IPEM-SP, que inclui:
- Coleta de Amostras: Fiscais coletam amostras nos postos para análise em laboratórios credenciados.
- Teste de Qualidade: Os postos são obrigados a ter equipamentos para que o consumidor possa solicitar testes de densidade e aspecto no local.
Como escolher um bom fornecedor de Diesel
I. Escolha o Tipo Certo
- Use Diesel S10: Se o seu veículo foi fabricado após 2012 (e principalmente se for um modelo moderno com injeção Common Rail), você deve usar o Diesel S10. Ele tem menor teor de enxofre, o que é fundamental para a durabilidade dos sistemas de tratamento de gases e do motor.
II. Opte por Postos de Bandeira Conhecida
- Postos com Bandeira: Geralmente, postos que exibem as bandeiras de grandes distribuidoras (Petrobras, Shell, Ipiranga, etc.) seguem um controle de qualidade mais rígido estabelecido pela própria distribuidora, além da fiscalização da ANP.
- Postos Bandeira Branca: Podem ser confiáveis, mas exigem mais cautela. Certifique-se de que eles exibem todas as informações obrigatórias sobre a origem e a qualidade do combustível.
III. Consulte a Fiscalização da ANP
- Painel Dinâmico da ANP: A ANP disponibiliza em seu site o Painel Dinâmico da Fiscalização do Abastecimento, onde você pode consultar os resultados das fiscalizações recentes por estado e município. Postos autuados por qualidade tendem a aparecer nesta lista.
IV. Peça o Teste
- Direito do Consumidor: Você tem o direito de solicitar que o frentista realize testes de aspecto e densidade do combustível na sua frente, no momento do abastecimento. O posto deve ter os equipamentos para isso.
Em resumo, a garantia da qualidade em São Paulo é dada pelo rigor das especificações e da fiscalização da ANP, mas a sua escolha de abastecer em postos de boa reputação e a utilização do Diesel S10 são as melhores práticas.
Curiosidade
Este combustível recebeu esse nome em homenagem ao engenheiro Rodolf Diesel, o responsável pela criação do motor a combustão interna a pistões, o que deu início a uma sequência de invenções que levariam ao que hoje conhecemos como os motores automotivos e suas variações. O primeiro óleo usado por Rudolf não foi o diesel, mas acabou sendo esse o homenageado pelo seu nome por ser a primeira fase do refino do petróleo bruto.
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